Receita do dia:
Bike Custom - Modelo #1

8 de agosto de 2007 às 1:22 AM

http://br.geocities.com/rafaeight/blog/posts/first/titulo.jpg

Ok
, vamos falar sobre o processo de confecção da #1 , ou First .

Escolhi porque "first" - pra você que é um jegue - significa "primeira" em inglês. Como é a primeira bike que eu customizo... enfim.

Bom, comecei com um quadro (Caloi aro 24) e com garfo (standart com pivô).
A pintura antiga foi raspada e lixada.

Alongando o garfo:
O garfo foi alongado - mais ou menos - 25 cms.
Para o alongar o garfo cortei o original e adicionei a ele um tubo na medida da extensão desejada.
***É importante encaixar barras rígidas entre as conexões dos tubos com a extensão para evitar pra o garfo quebre na solda com o peso.
Soldei as conexões na parte inferior do garfo, posteriormente na barra/extensão e da barra de extensão na parte superior do garfo.
***Fique esperto com o alinhamento do garfo como relação a roda no momento de soldar.

No dia seguinte removi o excesso de solda com a lixadeira e dei acabamento com a retifica e com o esmeril.
Depois de lixado, usei massa plástica para cobrir as imperfeições causadas pela solda. Quando seca a massa, novamente lixado para remover o excesso.

Preparando as mascaras de pintura:
Eu e o Gustavo resolvemos por usar alguns gráficos na bike, optamos usar o técnica de mascaras para aplica-los no quadro.

Fiz um rascunho no próprio quadro da bicicleta com caneta retro-projetor.
Definimos os desenhos - 2 logo-marcas minhas, 2 logo-marcas da bike (#1), 1 logo-tipo da bike (First) e 2 tipos de chamas clássicas separando o azul do preto - , em seguida tiramos as medidas e desenhos no Corel Draw.

O desenho foi enviado pra a fabricação dos adesivos de corte que , posteriormente, seriam usados como mascaras.

Pintando o quadro:
O quadro - já removido a tinta original e lixado com lixa d'água numlembroonumero - é limpo com tiner para a remoção de sujeira e oleosidade, depois, coberto com uma demão de primer - eu usei o primer universal da Maxi Rubber - e deixei secar pro certa de 30 minutos.
*** O primer é usado para corrigir pequenas imperfeições e ajuda a tinta a aderir melhor a superfície do quadro.

Depois de seco o quadro é novamente lixado e depois é aplicado um demão de tinta preta - no caso: tinta Dupont Duco Preto Cadilac - de forma homogénea cobrindo todo o quadro.

Algumas horas secando e, como no caso não foi preciso lixar novamente nem aplicar outra demão de preto, aplicamos as mascaras nos lugares desejados.
*** Na hora de colar as mascaras é recomendado não colocar muito as mãos na pinturas pra evitar que a superfície suje ou pegue oleosidade, esses fatores podem prejudicar a aderência da tinta posteriormente.

O Garfo também passa pelo mesmo processo de pintura com a tinta preta.

Depois de aplicadas as mascaras e protegendo as partes pretas com jornal foi o quadro foi coberto de azul - Dupont Duco Azul Antartica.

Cerca de 15 minutos depois é hora de retirar as mascaras.
*** É bom retirar as mascaras antes que a tinta secar totalmente evitando que a tinta quebre e descasque.
Com a ajuda de um estilete retire as mascaras com muito cuidado para não riscar a tinta ainda fresca.

Terminado o processo de pintura o Gu levou as peças embora e depois de secar bem - durante umas 24 horas ou mais - limpou o quadro e o garfo com massa de polir, removendo o resto de cola do adesivo e eventuais pedaços de tintas solta. Polir também melhora bastante o aspecto da pintura.

Montagem:
A montagem foi feita com roda aro 20 atrás e aro 24 na frente (ambas com 72 raios) com pneus Kenda Flame atrás, caixaria roletada, mesa Monaco, guidão cross cromado, Manopla GTS, freio v-brake Logan de alumínio, pé de vela da Shimano cromado e pedal GTS de alumínio plataforma.


Mais fotos da First:
http://picasaweb.google.com/easy08/BikeCustomModelo1

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